IV SIMDAQBI – 2021

O IV SIMDAQBI foi realizado entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021, de forma on-line e gratuita.

O evento foi um sucesso, comntando com 1.629 inscritos de 6 países (Bolívia, Colômbia, Espanha, Inglaterra, Paraguai e Brasil), sendo que no Brasil foram 26 estados representados, além do Distrito Federal. Fizeram-se representar 271 instituições de ensino e algumas empresas, tendo sido apresentados 108 trabalhos científicos, nas formas de pôster e pitch. Com a versão do SIMDAQBI no formato on-line desde sua edição anterior, como consequência do distanciamento social imposto pelo Covid-19, observa-se o constante crescimento no número de inscritos no evento e maior abrangência deste em termos geográficos

A programação nesta quarta edição abordou questões científicas/tecnológicas em 9 palestras, 8 minicursos, 2 oficinas e mostra de trabalhos científicos, além da divulgação de projetos de extensão desenvolvidos pelo DAQBI, mas também questões culturais como mostra de fotografias, apresentação de músicos e de outras atividades artísticas pela comunidade UTFPR e atividades de percepção corporal e consciência de si. As oficinas nesta quarta edição, de modo inédito, proporcionaram a interação, o diálogo e o entrosamento do público, entre si e com os ministrantes, em sala de ambiente virtual do Google Meet.

Desta forma, o IV SIMDAQBI, devido à robustez e qualidade de atividades que se desenvolveram em cinco dias de evento, muito pode ser comparado a um congresso.

A palestra de abertura foi proferida pelo Professor da Universidade da Califórnia (UC Davis), do Departamento de Química, PhD. Dean J. Tantillo entitulada: Walking in the Woods with Quantum Chemistry – Dynamic Effects on Organic Reactions.

A palestra de encerramento foi entijucada Monitoramento do Esgoto como Ferramenta de Vigilância para a COVID-19, tendo sido proferida por um grupo de Professores/Pesquisadores participantes da Rede Monitoramento Covid Esgotos: Dra. Juliana Calabria de Araújo, Dr. Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, Dra. Caroline Rigotto e Dra. Vania Aparecida Vicente. A Rede Monitoramento Covid Esgotos foi criada com o intuito de ampliar a disponibilidade de informações para o enfrentamento da pandemia de Covid- 19 por meio do monitoramento do SARS-CoV-2 nos esgotos de importantes capitais brasileiras (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Recife – PE e Rio de Janeiro – RJ). As informações geradas no projeto visam contribuir para a tomada de decisões por parte das autoridades de saúde, incluindo a definição de ações para o combate à pandemia de Covid- 19.

Os trabalhos científicos submetidos ao IV SIMDAQBI foram correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), refletindo as ações da UTFPR nesse sentido. A agenda contém o conjunto de 17 objetivos que devem ser implementados em todos os países do mundo até 2030.

 Nesta quarta edição, os melhores resumos expandidos do Simpósio foram convidados para publicação de artigo completo em Edição especial de dois periódicos vinculados à UTFPR: a Revista Tecnologia e Sociedade e a Revista Eletrônica, Científica, Inovação e Tecnologia.

Clicando na imagem você será direcionado à página do evento.